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ATENDIMENTOS DA EQUIPE VOLANTE CRESCEM 78% COM A PANDEMIA

  • 13/02/2021

Os atendimentos socioassistenciais da Equipe Volante, realizados pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), executados pelo CESAC, tiveram aumento desde o início da pandemia. Em 2019, o serviço da Smads realizou 6.171 atendimentos. Já em 2020 foram registrados 11 mil, um crescimento de 78,2%. A Equipe Volante é uma extensão dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e vai até os bairros mais distantes, não atendidos diretamente nas unidades CRAS.

As causas principais desse aumento, de acordo com a Smads, foram o aumento do desemprego e a demora na liberação do auxílio emergencial. De acordo com a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, com o pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial, em fevereiro, e a segunda onda da pandemia do coronavírus, está previsto um novo aumento dessa demanda.

PROCURA ? Entre as demandas solicitadas pelas famílias estão orientações relacionadas ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), documentação, acesso ao auxílio emergencial, Bolsa Família ou outros benefícios eventuais, orientações relacionadas a outras políticas setoriais, como medicamentos, orientações jurídicas e trabalhistas, emprego e informações habitacionais. Uma das maiores demandas está relacionada ao pedido de cestas básicas, que são distribuídas pelo Banco de Alimentos que, atualmente, encontra-se com o estoque muito reduzido de arroz e feijão, que tiveram alta demanda em 2020. O Fussp está realizando campanha de arrecadação para mudar esse cenário.

Ainda de acordo com Euclidia, para se cadastrar, as famílias interessadas devem buscar os CRAS de referência de seus bairros e, após avaliação socioeconômica realizada pelas equipes técnicas de cada unidade, poderão ser encaminhadas não somente para atendimento com cesta de alimentos mas, uma vez identificada qualquer outra situação de violação de direitos, direcionadas também para que possam ser atendidas e inseridas em outros serviços da Rede Socioassistencial ou nas demais políticas setoriais.

Para evitar aglomerações e manter o isolamento, os atendimentos nos CRAS devem ser feitos, inicialmente, por telefone ou previamente agendados com cada uma das seis unidades do município.

CADASTRO ÚNICO ? Só em abril de 2020, o Cadastro Único de Piracicaba realizou 12.485 atendimentos, presenciais e por telefone. Nos outros meses, a média de atendimentos mensais se manteve em aproximadamente 5 mil / mês, ainda a maioria sobre o auxilio emergencial. Sendo assim, no mês de abril do ano passado, o aumento no número de atendimentos foi de mais de 140%.

O Cadastro Único é uma base de dados socioeconômica que dá acesso às famílias de baixa renda aos programas sociais municipal, estadual e federal. As famílias que podem se inscrever no Cadastro Único são aquelas com renda de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar de 3 salários-mínimos.

Projetos Realizados

7

Oficinas Realizadas

0

Pessoas Atendidas

0

Funcionários Envolvidos

124

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