CRAS JARDIM SÃO PAULO SERÁ DENOMINADO MONSENHOR JULIANI

- 16/12/2019
- SABRINA RODRIGUES BOLOGNA: 31076
O recém-reformado prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo será denominado amanhã, 11/12, como Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani. A solenidade de denominação, que acontece às 15h, na sede do Cras, contará com a presença de familiares do homenageado, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, e do vereador Aldisa Vieria Marques, autor da propositura, que se transformou na lei 9278/2019. O evento é aberto ao público em geral. O Cras está localizado na rua Felinto de Brito, 366, Jardim São Paulo.
Para Eliete Nunes, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho do religioso. É o reconhecimento dos relevantes serviços realizados por ele nas comunidades carentes da nossa cidade, ressalta.
HOMENAGEADO - Filho de Thomaz Juliani e de Maria Maschietto Juliani, Luiz Gonzaga Juliani nasceu em Capivari (SP), em 2 de julho de 1927. Cursou o antigo ginásio e o colegial no Seminário Diocesano de Campinas (SP). Em dezembro de 1952, foi ordenado presbítero na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba. Em 1º de janeiro de 1964, assumiu a função de 1º pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, local onde atuou por 42 anos. Também construiu o Cesac (Centro Social de Assistência Social), a creche Maria Maschietto Juliani e capelas, que posteriormente se tornaram paróquias, como a menino Jesus de Praga, a São Franscico Xavier e a Imaculado Coração de Maria. Em 1988, foi agraciado pelo papa João Paulo II com o título honorífico de monsenhor capelão de sua santidade. Morreu em 18 de novembro de 2018, aos 91 anos.
CRAS JARDIM SÃO PAULO ? Criado em 2006, o CRAS Jardim São Paulo tem na sua área de abrangência 29 loteamentos, sendo 16 atendidos pela equipe do serviço e outros 13 pela Equipe Volante referenciada ao Cras.
Reinaugurado em outubro deste ano, o prédio passou por ampla reforma, que incluiu reforma total da cobertura, rearranjo interno das salas, reforma geral das esquadrias (portas e janelas) com algumas substituições, instalação de proteções nas janelas, reforma geral das instalações elétricas e hidráulica, reforma total do piso, pintura total, instalação de nova grade de divisa ?incluindo novo portão.
Depois da reforma, o prédio conta com recepção, quatro salas de atendimento, sanitários femininos, masculinos, para funcionários e para deficientes, além de depósito de materiais de limpeza, cozinha e corredor de circulação. São 230 m2 de área construída em terreno de 690m2. O investimento municipal foi de R$ 328.846,78 e a empresa executora da reforma foi a Villabunker Construção e Montagens Industriais Eireli.
Os Cras são vinculados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em 2019, as seis unidades de Cras distribuídas pelo município atenderam mais de 13 mil famílias.